Os Vuvuzelas!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Primeiro dia de Grupo D na África

E vamos ao balanço dos primeiros jogos do grupo D na Copa do Mundo.

No primeiro jogo do grupo D na Copa da África, Gana, na minha opinião surpreendeu a seleção da Sérvia e deu um passo muito grande pra garantir a classificação em um dos grupos mais equilibrados dessa Copa.

A seleção europeia jogou no clássico esquema de duas linhas de quatro jogadores enquanto que a seleção africana jogou em um 4-2-3-1. O primeiro tempo foi muito equilibrado mas muito ruim, lento, amarrado, com muitos erros de passes e apenas um finalização no gol, da Sérvia, de Stankovic. Gana teve mais posse de bola, porém sem ter domínio do jogo.

No segundo tempo, as seleções se abriram um pouco mais e, apesar dos erros de passes, o jogo melhorou muito, apesar de continuar fraco. As duas seleções tiveram chances claras de gol mas, principalmente a seleção africana, com Asamoah Gyan, que botou duas bolas na trave e marcou o gol de pênalti, após um toque imbecil de mão de Kuzmanovic. Antes, Lukovic havia sido expulso.

Sinceramente, me decepcionei muito com a seleção que empurrou a França para a repescagem na Europa. Esperava mais de Stankovic, Krasic, Pantelic e Zigic. Até o zagueiro Vidic falhou em alguns lances. Praticamente fica sem chances dela classificar. Gana fez um bom jogo no segundo tempo e encaminha bem a sua passagem.

No segundo jogo do grupo, a Alemanha venceu brilhantemente a Austrália. Os dois times começaram com formações táticas idênticas, 4-2-3-1, porém o time australiano buscava pressionar a saída de bola alemã enquanto que o time europeu buscava levar perigo. Foi um bom início australiano, com uma chance claríssima, porém logo a Alemanha tomou as rédeas do jogo e dominou todo o primeiro tempo. Teve dificuldade em alguns momentos que a Austrália pressionou na saída, mas teve várias chances com Özil e Klose, além dos gols marcados pelo próprio Klose e Podolski. Além destes, grande primeiro tempo também de Lahm e Thomas Müller.

O segundo tempo começou da mesma forma do primeiro com a Austrália tentando jogar no campo da Alemanha mas após a expulsão de Tim Cahill (na minha opinião injusta), tudo ficou mais fácil novamente pra Alemanha. Foi mais um tempo dse muita qualidade técnica por parte da Alemanha e mais dois gols marcados por Thomas Müller (primeiro grande jogo que eu assisto deste jogador) e pelo brasileiro Cacau. E a Alemanha tocou a bola tranquilamente ajudada pela defesa australiana até o fim do jogo.

Não esperava essa grande atuação da Alemanha apesar de já esperar a vitória dessa seleção jovem que tem muita qualidade técnica. Foram toques rápidos, muita velocidade. Gostei muito da atuação de Lahm, Khedira e Klose mas, principalmente da linha de três meias: Özil, Thomas Müller e Podolski. Parece que a seleção superou as contusões e tem tudo para chegar em mais uma semifinal. Tenho que assumir que esperava mais da Austrália, mas o meio campo da seleção da Oceania é péssimo. Melhor jogo da Copa até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário