Os Vuvuzelas!!!

sábado, 22 de maio de 2010

Depois de 45 anos...

Ah a década de 60, que saudades... brinks! Mas foi uma década privilegiada do futebol mesmo

Na Inglaterra, nós
tínhamos o Manchester United de Charlton, Best e Law. Em Portugal, quem diria, tínhamos o grande Eusébio Pantera Negra. O glorioso Real Madrid de Puskas e Di Stéfano. No Brasil nem precisamos dizer, a maior safra de craques que já se viu nos times do Santos, Botafogo e até do Cruzeiro.

A cidade de Milão também nos
presenteou com duas grandes equipe, o Milan de Trapattoni, Dino Sani e Altafini Mazzola (campeão europeu em 63 e 69) . E a Internazionale de Sandro Mazzola, Armando Picchi, Facchetti e o espanhol Luis Suárez.

E é essa
Inter que chama a atenção, conhecida como La grande Inter, ganhou o scudetto em 3 temporadas ( 63, 65 e 66), e bi-campeão europeu (63-64 e 64-65). Porém a poderosa Internazionale, a nível de campeonato europeu, e aí eu falo de Copa dos Campeões, estacionou na década de 60.

Chegaram a duas finais (66 e 71), acumulando dois
vices campeonatos, e a partir daí, só o que a Nerazzurri acumulou foram fracassos, no torneio europeu. Era quase uma maldição, e esse time imenso ganhou fama de ser um time caseiro, e só. Principalmente depois de ver seus maiores rivais, Juve e Milan, sendo campeões europeus nos anos seguintes.

Eis que nos anos 2000, a sorte começa a mudar. No campeonato italiano de 2005-2006, eles terminam em terceiro lugar, só que são declarados campeões, pois os dois
times que terminaram a sua frente estavam envolvidos em corrupção - Milan e Juventus. Desde então o campeonato italiano só conhece um campeão, ganhando muitas vezes com certa facilidade, com algumas rodadas de antecedência.

Na temporada 2008-2009,
Massimo Moratti, o presidente, trouxe o polêmico e marrento porém grande técnico José Mourinho. O português, assim como o time que ele agora iria dirigir, tinha uma obsessão: Uefa Champions League. No comando do Chelsea de 2004 a 2007, Mourinho ganhou Premier League, Copa da Liga e Copa da Inglaterra, mas a UCL nunca. Em sua primeira temporada, à frente da Inter, caiu nas oitavas-de-final. Era a terceira eliminação da Internazionale nessa fase. E o torcedor coloca a velha pulga atrás da orelha.

Então nos entramos na temporada 2009-2010, a
Inter vende seu principal jogador, Ibrahimovic. Contrata jogadores "rejeitados" pelos seus clubes: Lúcio - saiu do Bayern sem a diretoria fazer o menor esforço, Eto'o - moeda de troca entre Inter e Barça, para contratação por parte desse do Ibra e Sneijder - o Real Madri abriu mão dele, pra formar os galáticos. Sem dúvidas no começo da temporada esse time não figurava nas casas de aposta como provável campeão da UCL.

Durante o torneio o
time cresceu de produção jogo após jogo, jogando um futebol "pragmático", de muita marcação, passou por cima dos favoritos ao título: Chelsea e Barcelona. E apartir daí a torcida sentia que a "maldição", que já perdurava por 45 anos, podia cair.

A final foi em
Madri diante do surpreendente Bayern de Munique, do craque Robben. A torcida Nerazzurri invadiu a cidade e o belíssimo Santiago Bernabéu, colocando 3/4 das suas cores na arquibancada. Acompanharam uma final que nos mostrou realmente quem deveria ser campeão. Diego Milito, um monstro, cresceu muito no final da temporada. Marcando dois gols na vitória por 2 a 0, colocou o sorriso de novo na cara do torcedor Interista.

Muitos dirão: "mas era um
time retranqueiro". Sem dúvidas que era, mas não podemos deixar de respeitar e exaltar: Júlio César, Maicon, Lúcio, Samuel, Chivu, Zanetti, Cambiasso, Sneijder, Pandev, Eto'o e Milito pela tríplice coroa conquistada. Sem dúvidas que um ou outro jogador desse elenco se destaca, mas eu fiz questão de colocar todos os onze titulares da final porque o forte desse time é o elenco, o trabalho em conjunto. E não podemos deixar de falar do José Mourinho, que pode encostar a cabeça no travesseiro hoje e dormir com a certeza de que em Milão o seu dever foi cumprido. Já que deve sair para o Real Madri.

Ao soar o apito final no Santiago
Bernabeu após 45 anos, a Europa se pinta de novo de Azul e Preto. A lágrima pode escorrer nos olhos dos interistas, é justo, é a exaltação de um grande time, um dos maiores do mundo. Que volta ao seu local de direito. O hall dos grandes campeões da europa.

Parabéns ao Football Club Internazionale Milano pela excelente temporada 2009-2010.

Abrass
Iure Marques

3 comentários:

  1. Já que não sou membro do blog, vou usar os comentários para postar...hehe!! Bricadeira...

    Só queria fazer aqui um desabafo que pode gerar crítica e até mesmo revolta de alguns. Só que não dá mais esconder isso. O fato é que não gosto de partida de futebol

    Ou melhor...até que gosto de algumas com primor técnico ou emocionantes (cada vez mais raras...Barça e Santos são alguns heróis resistentes), mas estou longe de ser aquele fanático que se empolga com qualquer Fulham x Tothenham que estaja passando na TV. Ou que curta ficar na sexta à noite assistindo Bahia x Ponte Preta. Ou ainda que se emocione com partidas chatas entre gigantes seja por qual campeonato for.

    E digo isso porque tenho costumado dormir assistindo a muitos jogos UCL, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Quiçá, dormirei também na Copa durante algum Coréia do Sul x Grécia da vida.

    Agora uma coisa é certa. É dificil me ver dormindo durante um Abre Jogo, ou uma festa de título. Apesar de não ser tão fã do jogo, sou completamente apaixonado por Futebol. Sou encantado pelo clima que antecede uma grande decisão. A cobertura das TVs, as expectativas criadas, os programas históricos que relembram edições memoráveis das competições e times inesquecíveis. Ir a um estádio é, talvez, o melhor lazer da minha vida. Mesmo que seja pra ver Botafogo-DF x Brasiliense, nada se compara àquele clima de estádio. Agora me peça pra ver uma reprise desse jogo na TV??? Jamais!!!

    Estou fazendo esse desabafo apenas pra dizer que achei o jogo de ontem chato, apesar não ter visto quase nada do 2ºtempo (dormi bastante!!!). Seguiu a tradição das 3 últimas finais da UCL. Saudades daquele Arsenal x Barça, ou daquele Milan x Liverpool de 2005. No entanto, realmente foi lindo e histórico todo clima antes do jogo, o título, e as imagens dos torcedores da Inter chorando. Parabéns para a metade Neriazzuro de Milão!!! (nos vemos em Dubai??? Não custa sonhar, né!!!)

    bitomarques.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar...
    Me empolguei mais com o jogo entre Sobradinho x Jardim Botânico, pela final da Copa BSB de Futsal ontem do que com Inter x Bayern... Acredite se quiser!
    Dá-lhe Leão da Serra!!!
    Voltaremos a ser grandes no DF!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bito quer entrar aqui pro blog de vcs! Mandem um salve pra ele tbm! CHATOS

    ResponderExcluir