Quem não acompanhou de perto o trabalho do Muricy, com certeza vai achar uma falta de coerência minha ao comparar esses dois treinadores. Ora, como pode um treinador novo e criticado, que nunca passou por clube algum , ser comparado com Muricy Ramalho, técnico rodado e que tem uma estante cheia de troféus? Bem, com certeza eles tem suas diferenças, porém tem muito mais semelhanças se comparados separadamente. Vamos às sua semelhanças:
1- Os dois são criticados por como montam seu time.
Alex Silva de lateral direito? Jean de lateral direito? Diego Souza jogando dentro da area sem ajudar na armação? Richarlyson é mais dificil achar onde não jogou! Por essas e outras que Muricy sempre foi criticado pela torcida, e gahou até o apelido de "professor pardal", por muitas vezes "inventar" ao invés de fazer o óbvio.
Se analisarmos Dunga, é até mais nítido. Kleberson, Felipe Melo, Afonso Alves, Fernando, e tantos outros com certeza não tem a qualidade técnica para vestir a amarelinha.
2- Futebol bonito pra que?
Hernanes, Souza, Adriano, Diego Souza, Fernandão, Cleiton Xavier... Muricy já trabalhou com vários jogadores de técnica diferenciada, e sempre teve bons plantéis na mão, porém, nenhum de seus times eram marcados por um futebol vistoso. Dizia o trinador, que se a torcida quisesse espetáculo, que fosse ao Teatro Municipal, e sua frase mais dita era: "Aqui é trabalho!".
E o que dizer de um meio campo de seleção brasileira que de quatro jogadores, três são Gilberto Silva, Felipe Melo e Elano? No papel talves seja o time mais sem criatividade que já vestiu a camisa da seleção brasileira. Sem contar que talves o maior craque hoje do Brasil seja Julio César, seu goleiro.
3- Muralha!
Talves o maior motivo da fama e sucesso de Muricy, montou talves a melhor defesa da história dos times brasileiros (São Paulo de 2007); e mesmo quando seus times vinham de má fase, eram uma pedra no sapato para qualquer time que jogasse contra. Com certeza também o maior motivo de conquistar três campeonatos seguidos de pontos corridos, seus times quase nunca davam show, mas sempre tinham apresentações sólidas.
Argentina (9/2006,7/2007 e 6/2008), Itália(2/2009 e 6/2009) e Inglaterra(11/2009), em todos os jogos oBrasil não sofreu gols, isso sem contar jogos com seleções de menor peso. Dunga montou um dos melhores sistemas defensivos que o Brasil já teve, pra mim melhores que as ultimas de 2006, 2002 e 1994. E hoje, a maior arma do Brasil é o contra ataque, há quem critique, porém se encaixa mutio bem no tipo de jogo hoje de marcação brasileiro.
4- Dificuldades em encontrar seu time:
Tudo bem, Muricy ganhou sim estaduais, porém tirando o Internacional, com São Caetano e Náutico é "mais fácil" se montar um time para os estaduais, pois quase toda a temporada desses times estão resumidas ali, ou seja, não se precisa pensar tanto no resto da temporada como em outros times. Já por exemplo no são Paulo e Palmeiras, não conseguiu montar rapidamente bons times; nos anos no tricolor paulista, só fez 1 bom 1º semestre(2006), e no porco nunca conseguiu montar um time realmente bom.
Já com o atual treinador da seleçãom só foi começar a fazer o time sólido que é hoje no final de 2008, antes disso tinha sim conseguido algumas importantes vitórias, porém também colecionava tropeços contra Paraguai, Venezuela, Peru e Bolivia; tirando vitórias suadas contra as fracas Estônia e Canadá.
5- Vitórias e mais vitórias.
Sobre isso talves eu não precise nem comentar muito, está nos números:
Muricy:Conmebol(1994), Copa da China(1998), Campeonato pernambucano(2001 e 2002),
Campeonato gaucho(2003 e 2005), Paulistão (2004) e Brasileirão (2006,2007 e 2008).
Dunga:Copa América(2007), Copa das confederações(2009) e 1º lugar nas eliminatórias. Cem por cento de aproveitamento.
Bem, após expor meus argumentos, só resta a mim dizer: cornetem a vontade!
domingo, 23 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ao final da Copa do Mundo de 2010, o Dunga terá um desses dois destinos: o treinador que desafiou o povo brasileiro e manteve seu critério de convocação para ganhar Copa das Confederações, Copa América e Copa do Mundo de 2010 ou pode ser o treinador no qual não venceu a Copa do Mundo da África por não ter convocado os meninos da vila e ter levado Josué e Kleberson (por exemplo). E o pior, tudo que conquistou antes do Mundial, o povo não lembrará e, concerteza, será "massacrado" pela nação brasileira.
ResponderExcluirBrasil é uma seleção que sempre será favorita em qualquer competição que disputar...
Agora, resta saber se esse favoritismo e a seleção unida de Dunga irá nos convencer no Mundial.
É esperar pra ver !