Os Vuvuzelas!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Profissionais" da confusão!!!

Queria pedir licença aos leitores e blogueiros dos Vuvuzelas pra cornetar sobre algo extra-futebol, mas que acho passível de uma rápida reflexão.

Estive ontem no Ginásio Nilson Nelson acompanhando mais uma partida fantástica entre Universo e Flamengo, rivalidade mais bacana da história recente do basquete brasileiro. Se tecnicamente o jogo ainda fica muito distante do que vemos lá pelas bandas Leste e Oeste da América do Norte, no quesito emoção não temos do que reclamar.

Foi um Jogão!!! Muita raça de ambos os lados e partida decidida em um lance livre a 6s do fim. Placar: Universo 85 x 84 Flamengo, e o time de Brasília com 2 x 1 na série melhor de cinco. Só que o problema foi quando o cronômetro zerou.

Contagiados pelo espírito mulambo, os jogadores do Flamengo protagonizaram um grande vexame (Universo já fez coisa tão feia quanto nessa temporada jogando lá em Franca). Ao meu ver, a atitude dos rubro-negros foi algo maquiavelicamente executado para tentar acabar com o mando de jogo do Universo num eventual 5º jogo.

A palhaçada
Como em praticamente toda partida de basquete no Brasil, a torcida do time da casa invadiu a quadra no fim pra celebrar a vitória, o que é um erro. No entanto, muito pior foi a atitude dos “profissionais” do Flamengo, que reagiram a algumas provocações da torcida e partiram pra briga.

Eu estava na arquibancada e deu pra acompanhar tudo com uma visão privilegiada. Não dá pra ter certeza, mas a impressão que fica é de que as agressões partiram dos próprios “atletas” e da "comissão técnica" do Flamengo. Depois de iniciarem um bate-boca, dois brutamontes e um outro camarada do staff carioca começaram a espancar um torcedor do Universo (que provavelmente no calor da vitória falou algo que não devia).

A partir dali, foi uma sucessão de cenas ridículas. Os marmanjos do Flamengo correndo atrás dos moleques da torcida do Universo (a maioria dos uniformisados do time de Brasília é de meninos que não passam dos 20 anos e não tiveram nem peito pra brigar, apenas correram dos jogadores rubro-negros).

Diante de tamanho absurdo, as arquibancadas reagiram e passaram a atirar toda sorte de objetos nos flamenguistas. Até uma escada foi arremessada. O pivô Wagner sofreu um corte no supercílio ao ser atingido por uma lata. Bizarro!!! A polícia, “bem preparada”, chegou depois do Barrichello e ainda usou gás de pimenta de maneira desastrosa, provocando tosse até nos repórteres que faziam a transmissão do jogo. Show de horrores!!!

Resumo da ópera
A entrada de torcedores na quadra tem que acabar, é fato. A segurança e a organização falham bisonhamente nisso. Agora, é ridículo um atleta profissional sai no braço com torcedores como aconteceu ontem. Pra mim, só faz sentido quando lembro que certamente foi tudo feito de caso pensado, pra prejudicar o adversário. Atitude que também é digna de punição para os jogadores do Flamengo. Vejamos o que a LNB vai fazer a respeito.

Tendo a achar que apenas o Universo vai pagar pelo incidente.

E pra vocês? quem deve ser punido?

7 comentários:

  1. Saiu no Correio Braziliense imagens da confusão que foram capturadas pelo circuito interno de vídeo do Ginásio Nilson Nelson. A principio, parece que foi a equipe flamenguista que começou o rolo!

    http://www.correiobraziliense.com.br/page/214/videos.shtml#video_84521

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Mas não foi isso que o corneteiro falou???

    ResponderExcluir
  3. Sim, porém reforcei a opinião do corneteiro com uma prova circunstancial!

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma vergonha!! O que mais me intriga é acreditar que um 'profissional' seja capaz de um a barbárie como essa! Afinal, estamos tentando evoluir e incentivar o Fair Play nas competições; ou mostrar que o que vale mesmo é a força física? Vale a pena pensar!

    O fair play está claramente vinculado à ética no meio esportivo. Suas inter-relações com o comportamento considerado exemplar por um ser humano dentro e fora da prática competitiva se tornam cada vez mais incisivas. Isso acontece porque o esporte é um fenômeno que visa equilibrar a razão, a emoção e a espiritualidade do homem através do fair play. Logo, busca promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético se seus envolvidos.
    Será que é isso que os 'jogadores profissionais' do timezinho de basquete do flamengo estão ensinando aos praticantes de qualquer que seja o esporte?

    Por isso que eu digo flamengo só quer fazer parte é de bandidagem mesmo!! Ensinar algo de bom? Imagina, né Adriano? ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Sou torcedor dos dois, e pelo que acompanhei nos jornais entendi que a torcida do universo agrediu primeiro, apesar do correio brasiliense e a mídia de brasília (lógico) estarem se esforçando para afirmar o contrário.

    Afinal acho até estranho que um jogador, que está num grupo de 20 a 30 pessoas (sua comissão técnica) deseje enfrentar uma multidão de pessoas raivosas. O que vimos realmente foi alguns jogadores do flamengo fazendo gestos obscenos para a torcida em revide aos xingamentos recebidos.

    O que é fato, é que, alguns torcedores do universo (NÃO A TORCIDA ORGANIZADA E UNIFORMIZADA) já demonstraram um nível alto de agressividade com times rivais em outras partidas. Exemplo a penúltima partida da semi-final entre Universo e Minas no ginásio da ASCEB, lá presenciamos cenas rídiculas da torcida cuspindo nos jogadores do banco do Minas, indo até o banco para falar no ouvido dos jogadores, invadindo a quadra para xingar jogadores no meio do jogo, gritando ameaças e outras coisas.

    RESSALTO, NÃO ERA A TORCIDA ORGANIZADA DO UNIVERSO, que no ginásio da ASCEB fica sempre do LADO OPOSTO aos bancos das equipes (quem assiste os jogos sabe).

    De qualquer forma, independente de quem começou a briga, e de quem foi agredido, a torcida do universo está ERRADA, pois a atitude dela somente prejudica o Universo Brasília.

    A respeito do comentário da Moça acima, acho que o Flamengo é Flamengo, Adriano é Adriano. Não generalize, afinal, o time e a torcida do Coritiba que destruiram um estádio lá só tem Vândalos? Não. As torcidas paulistas que vivem em confronto na grade São Paulo só tem Bandidos? NÃO.

    Torcida em quadra? Só depois que o time adversário se retirar completamente para o vestiário. Afinal, a quadra é lugar de jogo e não de torcida.

    ResponderExcluir
  6. Boa, Sr.Anônimo... gostei do comentário.

    Concordo com algumas coisas que disse e peço desculpas pelo meu desconhecimento. Fui a poucos jogos do Universo na temporada. Uns dois ou três (torcedor modinha). Minha opinião sobre a torcida é realmente baseada numa impressão superficial. Não duvido que existam esses idiotas no ginásio e que um deles pode ter entrado na quadra domingo.

    Mas também discordo de algumas coisas:

    Primeiro, o Correio Braziliense tem puxado sardinha para o Universo assim como todo a mídia nacional (geralmente com cabeça no RJ) puxa sardinha pro Flamengo. As matérias do GE e do jornal O Globo que o digam. Infelizmente, a passionalidade faze parte do jornalismo. Resta a nós tentar filtrar essas coisas da informação.

    Com relação à briga, realmente vimos coisas diferentes. Pelo que presenciei, as agressões começaram pelos jogadores. Ou, pelo menos, foram eles que deram a elas a dimensão que tomou. E eles sabiam muito bem que os torcedores em quadra eram minoria diante de familiares dos jogadores do Universo e dificilmente algo de mais grave aconteceria com os rubro-negros (não que uma latada na cabeça não seja grave, mas era muito dificil que acontecesse o oposto da cena que vi de 3 ou 4 jogadores e membros da comissão espancando um tocedor).

    A tentativa de inversão de mando e o posicionamento nas entrevistas de jogadores e representantes do Flamengo só reforçam minha impressão de que eles se aproveitaram de uma situação para tentar reverter a vantagem do Universo. Foi cretinagem!

    Enfim... tá tudo errado. Os dirigentes estão errados em liberar a invasão de quadra. Os torcedores estão errados em provocar os atletas. E os atletas estão ainda mais errados em reagirem da maneira como fizeram. A destacar, apenas a atitude profissional (o que não acontece sempre) dos jogadores do Universo, que em momento algum entraram na porrada e só tentaram apartar a briga.

    Que o debate continue...
    Valeu pelos comentários, Sr.Anônimo... Você tem sido importante para o blog... espero que essa troca de opiniões estimule os outros leitores.

    Até a próxima cornetada!

    ResponderExcluir
  7. Poisé... infelizmente as coisas ruins que são feitas constantemente que envolvem torcidas, times.. e jogadores(que represetam o time) nos fazem sim generalizar. Fatos, são fatos Sr. anônimo não tente tampar o sol com a peneira afinal quando alguém veste a camisa do time passa a representá-lo em qualquer situação, seja um profissional, torcedor ou membro de torcida organizada que é bem diferente.. fica mais claro que as pessoas tem que zelar pela imagem que tem para não QUEIMAR a imagem do todo! Enfim... as coisas ruins sempre prevalecem, se é que se trando disso existem coisas boas, é a minha opnião se você tem a sua eu respeito, não to pedindo para concordar somente respeite.

    ResponderExcluir